segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Vc sabia.....

Elefante pode ter sido mamífero aquático

Cientistas australianos acreditam que a tromba do elefante pode ter se desenvolvido para ajudar o paquiderme a mergulhar, servindo como uma espécie de snorkel. Seus estudos indicam que o elefante tornou-se um mamífero aquático e depois voltou à terra. As análises feitas com embriões e fetos de elefantes africanos mostraram, entre outras coisas, que seus testículos desenvolvem-se dentro do abdômen e não em um escroto, o mesmo que acontece com as baleias e focas, mamíferos que evoluíram em terra e voltaram ao mar, a fim de protegê-los da água. O membro, que pode ter evoluído para a vida aquática, serve hoje como nariz, mangueira e tentáculo.


Se o gelo afundasse na água talvez não houvesse vida na Terra



Contrariando a regra geral da natureza, o gelo, estado sólido da água, é mais leve que o líquido, flutuando ao invés de afundar. Tal fato ocorre porque a água expande-se ao solidificar, fenômeno esse de extrema importância para a vida no planeta. Imagine se cada iceberg afundasse assim que se formasse. Logo teríamos o fundo dos oceanos cobertos de gelo. Aos poucos, mais e mais gelo acumularia até que grande parte da água solidificasse. Apesar do gelo flutuar, a água gelada desce, garantindo assim uma contínua oxigenação no fundo dos mares, lagos, etc. A natureza realmente parece saber o que faz.



Golfinhos deixam apenas uma metade do cérebro dormir de cada vez

Os golfinhos precisam estar conscientes para permanecer respirando. Por isso, eles não podem dormir em sono profundo, como os humanos, ou morreriam sufocados. Estudos indicaram que esses simpáticos animais "resolvem" o problema deixando apenas uma das metades do cérebro dormir de cada vez! Além disso, eles mantém um dos olhos abertos durante o sono, trocando de olho em intervalos de cerca de uma hora. Os golfinhos dormem nesse estado de semi-vigília durante 8 horas por dia, nadando lentamente e subindo à superfície de vez em quando para dar uma "respirada". Alguns, entretanto, preferem deitar no fundo de águas rasas ou boiar preguiçosamente na superfície.


Os pombos atletas

Corridas de pombos são realizadas em várias partes do mundo, como na Grã-Bretanha, Holanda, França, Canadá e EUA. Elas foram criadas na Bélgica, na época em que os telégrafos começaram a substituir os pombos correio e muitos bichos ficaram "desempregados". A corrida começa no mesmo ponto de partida para todos os competidores, mas encerra em lugares diferentes para cada um deles. Isso ocorre porque os pombos são ensinados a voltar para casa. Para saber quem ganhou, mede-se o tempo que levam para retornar ao lar, dividindo a distância percorrida pelo tempo gasto, assim se obtém a velocidade média desenvolvida. Dentre todos os animais atletas (como cavalos, cachorros greyhound e camelos), o pombo é o mais rápido, podendo chegar à velocidade de 177km/h.

O maior peixe da Terra

O maior peixe do mundo é o tubarão baleia, encontrado nos mares tropicais de todo o globo, podendo medir até 20 metros de comprimento. O bicho tem a cabeça achatada e o corpo marrom ou cinza coberto por manchas claras. Apesar do tamanho, ele não é temido como o tubarão branco (astro do famoso filme de Spielberg que completou 25 anos em 2000), pois alimenta-se apenas de pequenos peixes, crustáceos e plâncton. Para isso, o peixão possui uma grande boca que mantém aberta enquanto nada lentamente para filtrar o alimento da água.


O maior sanduíche do mundo

O maior sanduíche do mundo foi preparado promocionalmente por duas companhias britânicas, a McVities, fabricante de biscoitos, e a loja de departamentos Marks & Spencer, em agosto de 1999. O lanchinho foi feito com um pão quadrado de 2,13 m de lado. Só de recheio, eram 34,29cm de altura de pura pasta de atum com pepino. Fonte: Guiness Book of Records

de : Raquel s2

Um comentário: